ufrpe.br LC participa do Ctrl+e | Licenciatura Plena em Computação
 

LC participa do Ctrl+e

Estudantes voluntários

Entre 28 e 30 de Agosto de 2019, ocorreu em Recife o IV Ctrl+e – Congresso sobre Tecnologias na Educação (https://ctrle.cin.ufpe.br/2019/index.html), organizado pelos professores Alex Sandro Gomes (CIn/UFPE) e Ana Beatriz  Carvalho (Centro de Educação / UFPE). A professora Taciana Pontual, coordenadora da LC, foi coordenadora de programa do evento, e vários estudantes e professores do curso participaram do congresso.

Um grupo de estudantes da LC, junto com colegas do CIn-UFPE e da LC-EAD, tiveram participação intensa no Ctrl+e, atuando como estudantes voluntários, responsáveis por garantir a infraestrutura e viabilizar a transmissão ao vivo de todas as sessões do evento, pelo canal do Youtube. A transmissão foi um dos aspectos inovadores do Ctrl+e, possível apenas graças a esse time dedicado e comprometido de estudantes (Estudantes da LC envolvidos: Gabriela Barbosa, André Porto, Bruno Santana, Lucielton Manoel, Anderson Gusmão).

Sob orientação do professor Rodrigo Lins (Departamento de Educação), dois grupos de estudantes do PIBID apresentaram trabalhos no Ctrl+e, frutos de seus projetos. O pibidiano André Porto apresentou o artigo “Relato de Experiência sobre a Criação de um Clube de Desenvolvimento de Jogos com Foco em Habilidades de Pensamento Computacional”, em co-autoria com Raphael Albino, Eduardo Sá, José Alexandre da Silva e Rodrigo Lins. A pibidiana Julia Neves (LC-EAD) apresentou o artigo “Ensino e Aprendizagem de História através da Construção Colaborativa de Podcasts”, em co-autoria com o pibidiano LC-Presencial Taciano Amorim, José Alexandre da Silva e Rodrigo Lins.

O estudante da LC Valdir Silva apresentou o artigo “Gamificação como tecnologia educacional auxiliadora no ensino de curativos”, fruto de uma parceria com pesquisadores do Centro Acadêmico de Vitória da UFPE. Além disso, a partir de sua experiência no projeto pessoal Alunando (http://alunando.net), um portal de podcasts de conteúdo acadêmico, Valdir também ministrou uma oficina intitulada “PODCASTS EDUCACIONAIS – Como usar o edutretenimento para potencializar a aprendizagem dos seus alunos”. A oficina foi ministrada em parceria com Damione Damito, criador do site e podcast Papo de Educador, que produz conteúdo com a intenção de formar professores em inovação escolas, metodologias ativas e disrupção em educação. Os participantes deram um excelente feedback pela oficina.

A trilha de demonstrações foi coordenada pelo professor Ricardo Souza (DC), e a banca foi formada pelos professores Obionor Nóbrega (DC), Cleviton Monteiro (DEINFO), e pelo egresso da LC, hoje empreendedor, Diogo Caetano.

Mysneakers | nike