ufrpe.br Sobre | Licenciatura Plena em Computação
 

Sobre

O curso de Licenciatura em Computação da UFRPE tem por objetivo formar profissionais com sólida base humanística e tecnológica para atuar como professores na educação básica e em espaços não escolares, e na pesquisa, desenvolvimento e inovação em práticas educacionais. São objetivos específicos do curso de Licenciatura em Computação da UFRPE:

  • Formar profissionais cientes da importância da introdução e desenvolvimento do pensamento computacional e algorítmico na educação básica, e protagonistas de iniciativas nesse sentido, em contextos interdisciplinares;
  • Fomentar e desenvolver práticas criativas e inovadoras de ensino com o apoio de tecnologias contemporâneas, que sejam tanto aplicadas no curso quanto aprendidas pelos discentes para seu futuro como educadores;
  • Formar profissionais para atuar no projeto, desenvolvimento, avaliação e gestão de tecnologias em contextos educacionais;
  • Desenvolver valores humanos orientados a compromisso social, sustentabilidade, diversidade e ética, que devem nortear a atuação do egresso, em especial no uso de tecnologias visando o bem social e comunitário.

O Licenciado em Computação deve ter formação direcionada para:

  • Desenvolver atividades de docência e pesquisa em Computação e Educação;
  • Conduzir investigações e contribuir para o desenvolvimento do conhecimento na área de Computação e Educação de maneira interdisciplinar;
  • Analisar criticamente a realidade escolar, intervindo de maneira ética e humanística;
  • Atuar no planejamento e execução de currículos e programas de capacitação profissional em organizações diversas, e em especial aquelas relacionadas a métodos, processos e técnicas da Computação;
  • Projetar, implementar, avaliar e gerir ferramentas e soluções computacionais de apoio aos processos de ensino e aprendizagem e gestão escolar para atender às demandas das escolas e instituições de ensino, inclusive contemplando as diversas formas de acessibilidade;
  • Participar da elaboração, execução e gestão de projetos na área de educação a distância ou atividades educativas com a mediação de tecnologias de informação e comunicação;
  • Desenvolver recursos didáticos (software educacionais em geral, ambientes virtuais de aprendizagem, jogos educacionais, etc.);
  • Contribuir para a geração de inovações nos processos de ensino e aprendizagem de maneira a atender às demandas de formação de educadores comprometidos com a transformação social e tecnológica.

Perfil do Egresso

O profissional formado em Licenciatura em Computação deve ser um educador que, utilizando os avanços da informática, contribua e seja capaz de gerar inovações nos processos de ensino e aprendizagem, sendo agente integrador entre os diversos conteúdos da formação do estudante. Deve ser um profissional crítico, com formação pedagógica, computacional, ética e humanística, capaz de aplicar o conhecimento adquirido ao longo de sua formação de modo a propor soluções tecnológicas criativas e inovadoras para problemas relativos às suas diferentes áreas de atuação.

O licenciado em Computação saberá articular-se de forma interdisciplinar na concepção de cursos voltados para o desenvolvimento de habilidades e valores, estruturas cognitivas e reflexão abrangente e contextualizada, de forma a promover a aprendizagem, a valorização da vida e a preservação do planeta.

Desta forma, espera-se que os egressos estejam aptos a aplicar, de maneira criativa e efetiva, a Computação e suas tecnologias nos processos de planejamento e gestão do ensino e aprendizagem nas escolas e capazes de atuar nos diferentes contextos de ensino formal e não formal.

Vagas: 80 por ano 
Turno: Noturno
Duração do Curso: 09 semestres 
Carga horária total: 3585 horas 
Regime do Curso: Sistema de Créditos 

Depoimentos

 

Tatyane Calixto, egressa e doutoranda do CIn/UFPE

Pesquiso na área de pensamento computacional, ensino-aprendizagem de programação, jogos educacionais, gamification na educação e ambiente virtual de aprendizagem. O curso de Licenciatura em Computação foi muito importante para minha formação multidisciplinar e interdisciplinar, além de ter contribuído com o meu propósito de tentar amenizar e remediar alguns problemas na área de educação, usando a tecnologia associada às metodologias de ensino.
 

Rafael Santos - egresso e estudante de mestrado do PPGIA/UFRPE

Durante o curso pude aprender como aplicar os conceitos computacionais e também trabalhá-los em sala de aula. Ter tido a experiência docente em pesquisas, projetos e através do PIBID (iniciação à docência), pude ter uma ótima formação para atuar na área de ensino.
 

Dyego Morais - egresso e doutorando do CIn/UFPE

O aprendizado construído no curso me é útil até hoje e provavelmente o será por toda a vida. Meu mestrado é fundamentado em conceitos vistos durante o curso, que me auxiliaram nas pesquisas com os saberes da pedagogia crítica e psicologia sócio-histórica. Atualmente, tenho a alegria de estar de volta à UFRPE como professor substituto de Supervisionado compartilhando o conhecimento construído no curso e auxiliando outros a construírem esses saberes.

latest Nike Sneakers | Nike nike dunk sb denim high heels sneakers fashion Shadow Pastel - Grailify