ufrpe.br O Uso de Metodologias Ativas de Ensino Associada a Robótica Educacional com Alunos do Ensino Fundamental: Relato de uma Experiência | Licenciatura Plena em Computação
 

O Uso de Metodologias Ativas de Ensino Associada a Robótica Educacional com Alunos do Ensino Fundamental: Relato de uma Experiência

Número da Defesa: 
1
Data: 
04 de outubro de 2020
Semestre: 
2020.2
Resumo do TCC: 

As metodologias ativas de ensino são abordagens de ensino-aprendizagem que caracterizam-se por levar o aluno a assumir um maior protagonismo na dinâmica da aquisição de conhecimento, de forma que o professor passa a atuar não mais como um detentor maior da informação e do saber mas como um facilitador e mediador deste processo. Nesta abordagem o aluno é estimulado a participar de forma ativa na construção do conhecimento por meio da busca por soluções para problemas relevantes no seu contexto de vida e pelo exercício constante do senso crítico. O objetivo desta monografia é trazer um relato crítico do uso de metodologias ativas de ensino (Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem em Pares e Movimento Maker) associadas a ferramentas tecnológicas (Robótica Educacional e Design Thinking) em uma escola de ensino fundamental da zona rural do município de Vitória de Santo Antão-PE. Serão analisados tanto os métodos pedagógicos empregados quanto o impacto do uso dessas metodologias no desempenho e na vivência escolar dos estudantes envolvidos. Os resultados observados ao longo deste processo permitiu concluir que as metodologias adotadas proporcionaram aos alunos ganhos em áreas que foram além da simples aquisição do conhecimento acadêmico, com melhoras significativas na capacidade de socialização, trabalho em equipe e na construção de um pensamento crítico e questionador.

Aluno(a): 
Gabriela Barbosa Cupertino
Orientador(a): 
Prof. Abner Corrêa Barros
Palavras-chave: 
Metodologias Ativas de Ensino. Aprendizagem Baseada em Problemas. Multiidade. Aprendizagem em Pares. Robótica Educacional. Movimento Maker.
Texto Completo: