Atividades Complementares

Perguntas relacionadas às Atividades Complementares.

Como eu me torno monitor?

As seleções de monitoria são feitas em datas definidas pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG). Os professores são avisados, e aqueles que desejarem abrem vagas para monitoria em suas disciplinas, divulgam aos alunos e fazem uma seleção. Você pode esperar essas chamadas, mas pode também entrar em contato com os professores para expressar seu interesse, e assim motivá-lo a abrir uma vaga. Existem bolsas de monitoria, mas são poucas, então a maior parte das vagas é para monitoria voluntária.

Quantas horas de Atividades Complementares são necessárias para eu me formar?

O currículo de LC está atualmente organizado da seguinte forma:

  • Disciplinas obrigatórias: 2445h
  • Disciplinas optativas: 220h (4 optativas, que na prática contabilizam 240h pois cada disciplina corresponde a 60h)
  • Atividades complementares: 200h
  • Carga horária total: 2865h

O que conta como Atividade Complementar?

As atividades complementares dividem-se nos três pilares universitários: Ensino, Pesquisa e Extensão. Uma lista não exaustiva de atividades que se encaixam em cada categoria:

Eu preciso ter atividades complementares nas três categorias (Ensino, Pesquisa, Extensão)?

Não, mas no mínimo em duas. Cada categoria contabiliza no máximo 120h. Assim, as 200h exigidas não podem ser acumuladas em uma única categoria.

Como funciona a contabilização da carga horária de cada atividade complementar?

Existem sub-categorias dentro de ensino, pesquisa e extensão, com cargas horárias pré-definidas (15, 30 ou 60h). Por exemplo: se você realizou um curso de 37h, ele vai contar como sub-categoria "Curso de Extensão", com carga horária de 30h; participação em projeto de extensão contabiliza 60h; PIBID contabiliza 60 ou 120h, etc. Procure a coordenação para maiores detalhes. É muito importante que os certificados / declarações de cursos explicitem a carga horária.

Eu posso incluir atividades complementares que realizei antes do curso?

Não. As atividades devem ter sido realizadas durante o seu curso, como parte da sua formação universitária.

Eu trabalho em uma empresa. Uma declaração da empresa conta como atividade complementar?

Uma declaração de vínculo empregatício não conta como atividade complementar. Mas, se você realizar ou ministrar cursos / treinamentos / desenvolvimento de um produto específico ou outras atividades do tipo, uma declaração específica sobre tais atividades pode ser válida. Isso precisará ser analisado caso a caso.

Eu só preciso me preocupar com atividades complementares no final do meu curso?

De forma alguma. Você deve procurar realizar atividades complementares ao longo do seu curso. Procure a coordenação a qualquer momento para orientações. É também interessante que você tenha um professor orientador/ responsável para cada atividade que fizer, mesmo que seja fora da UFRPE.

Por que eu preciso de um professor responsável mesmo para atividades complementares fora da UFRPE?

Idealmente, você deveria realizar as atividades complementares sob a orientação de algum professor do curso, por se tratar de sua formação universitária. No formulário final a ser encaminhado pela coordenação ao DRCA, é preciso constar um professor (da UFRPE) responsável por cada atividade.

Páginas

Subscribe to RSS - Atividades Complementares