O curso de Licenciatura em Computação da UFRPE tem por objetivo a formação de professores da área de computação, capazes de tratar os conteúdos da ciência da computação necessários para o Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Os egressos deste curso serão dotados de um repertório de informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos das áreas de Educação e Ciência da Computação, o que lhes permitirá atuar profissionalmente em instituições de educação, empresas de consultoria e assessoria em informática na educação, instituições de desenvolvimento de software educacional, e organizações que utilizam a tecnologia de informática para capacitação de pessoal.

O Licenciado em Computação deve ter formação direcionada para:

  • Ser capaz de desenvolver atividades de docência e pesquisa em computação e educação;
  • Conduzir investigações e contribuir para o desenvolvimento do conhecimento na área de computação e educação de maneira multi, inter e transdisciplinar;
  • Analisar problemas educacionais;
  • Atuar no planejamento e execução de currículos e programas de capacitação profissional, em organizações diversas, e em especial aquelas relacionadas a métodos, processos e técnicas da Computação;
  • Projetar e implementar ferramentas e soluções computacionais de apoio aos processos de ensino-aprendizagem e de administração escolar para atender as demandas das escolas e instituições de ensino;
  • Participar da elaboração e execução de projetos na área de Educação a Distância ou atividades educativas com a mediação de Tecnologias de Informação e Comunicação;
  • Desenvolver materiais educacionais;
  • Contribuir para a geração de inovações nos processos de ensino e aprendizagem de maneira a atender as demandas de formação de educadores comprometidos com a transformação social e tecnológica.

Perfil do Egresso

  • Professores de computação que atuem no Ensino Fundamental, Médio e Técnico;
  • Educadores que, utilizando os avanços da Informática, contribuam e sejam capazes de gerar inovações nos processos de ensino e aprendizagem, agindo como agentes integradores entre as diversas disciplinas da formação do estudante;
  • Analistas de sistemas educacionais capazes de representar através de métodos computacionais as nuances e complexidade de um contexto educacional;
  • Profissionais críticos, com formação pedagógica, computacional, ética e humanística.

Além disso, o egresso saberá articular-se de forma interdisciplinar na concepção de cursos voltados para o desenvolvimento de habilidades e valores, estruturas cognitivas e reflexão abrangente e contextualizada, de forma a promover a  aprendizagem, a valorização da vida e a preservação do planeta. Desta forma, espera-se que os egressos estejam aptos a aplicar, de maneira criativa e efetiva, a computação e suas tecnologias nos processos de planejamento e gestão do ensino e aprendizagem nas escolas e capazes de atuar nos diferentes contextos de ensino formal e não formal.
A formação profissional proposta busca ainda atender a demanda crescente das escolas que estão em processo de modernização tecnológica, por meio da inserção de elementos da tecnologia da informação e comunicação em diferentes dimensões de seus processos educacionais.

Vagas: 80 por ano 
Turno: Noturno
Duração do Curso: 09 semestres 
Carga horária: 2865 horas 
Regime do Curso: Sistema de Créditos 

Depoimentos

Aluno: Tatyane Calixto, egressa e doutoranda do CIn/UFPE
Pesquiso na área de pensamento computacional, ensino-aprendizagem de programação, jogos educacionais, gamification na educação e ambiente virtual de aprendizagem. O curso de Licenciatura em Computação foi muito importante para minha formação multidisciplinar e interdisciplinar, além de ter contribuído com o meu propósito de tentar amenizar e remediar alguns problemas na área de educação, usando a tecnologia associada às metodologias de ensino.
Aluno: Rafael Santos - egresso e professor da SuperGeeks
Durante o curso pude aprender como aplicar os conceitos computacionais e também trabalhá-los em sala de aula. Ter tido a experiência docente em pesquisas, projetos e através do PIBID (iniciação à docência), pude ter uma ótima formação para atuar na área de ensino.
Aluno: Dyego Morais - egresso e hoje professor da LC
O aprendizado construído no curso me é útil até hoje e provavelmente o será por toda a vida. Meu mestrado é fundamentado em conceitos vistos durante o curso, que me auxiliaram nas pesquisas com os saberes da pedagogia crítica e psicologia sócio-histórica. Atualmente, tenho a alegria de estar de volta à UFRPE como professor substituto de Supervisionado compartilhando o conhecimento construído no curso e auxiliando outros a construírem esses saberes.