Perguntas Frequentes

Entre em contato com o secretário do curso (contato em Equipe -> Coordenação), informando seu CPF, sem pontos ou hífen. Após o desbloqueio, você deve fazer uma nova senha através da opção Solicitar acesso.

O curso recebe 40 alunos por semestre através do ENEM / SISU. Existem também as opções de ingresso extra (transferência interna, externa e portador de diploma). O ingresso extra ocorre semestralmente por meio de edital, divulgado no site da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PREG)

A prioridade de matrícula em uma disciplina é sempre dos alunos do curso de origem da discplina. Dentro do curso, a prioridade é dos alunos que estão no período da disciplina. Se você não for este aluno, provavelmente ficará em lista de espera. Se houver disputa por vagas, o SIGA faz um ranking dos alunos baseado em desempenho acadêmico. Geralmente, a matrícula acaba sendo efetivada, mas é recomendável ficar atento e acompanhar a evolução no SIGA.

Para evitar que o aluno ultrapasse o tempo máximo de curso, existe um mínimo de carga horária que o aluno deve cursar por semestre. Obrigatoriamente, você deve se matricular em três disciplinas de 60h ou uma de 90h e uma de 30h. 

Casos excepcionais são aqueles em que o aluno não consegue matricular-se respeitando essa restrição devido a pré-requisitos, ou quando o aluno necessita apenas de uma ou duas disciplinas para integralização. Nestes casos, o aluno deve contactar a coordenação, que fará um pedido justificado ao DRCA para a matrícula do aluno.

A matrícula é obrigatória todos os semestres. Se você não se matricular, você será automaticamente desligado do curso.

Você tem direito de trancar o seu curso quatro vezes, no máximo. O trancamento deve ser feito em período de matrículas e é uma operação irreversível. Se você for aluno acompanhado, o trancamento deve ser feito pela coordenação do curso. 

O trancamento é válido apenas por um período. Você deve obrigatoriamente se matricular ou trancar novamente o período no semestre seguinte. Do contrário, será automaticamente desligado.

O tempo máximo de integralização são 15 semestres. O aluno que ultrapassar esse tempo é indicado a desligamento.

A indicação a desligamento ocorre por tempo de curso esgotado ou quatro reprovações em uma mesma disciplina.

A coordenação é notificada pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) dos alunos indicados a desligamento, e comunica os alunos. Aqueles que desejarem, têm o direito de recorrer apresentando uma carta em que explique o que o levou à situação de desligamento e como pretende solucioná-la. O pedido é considerado por uma comissão formada pelo coordenador do curso, dois docentes e um discente (COAA - Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico). O aluno é...

O aluno se torna acompanhado quando é reprovado por três vezes em uma mesma disciplina, ou quando está muito atrasado no curso, correndo o risco de estourar o prazo máximo para conclusão. O objetivo é alertar a coordenação para as dificuldades do aluno, e fazer com que o aluno tenha um acompanhamento na matrícula para que o problema que ele está tendo no curso seja amenizado. Por este motivo, o aluno acompanhado não consegue fazer sua matrícula no SIGA, ele precisa comparecer à coordenação em dias definidos no calendário acadêmico. 

O aluno acompanhado por três reprovações deixa de...

Siga os canais de comunicação do curso no Facebook (LC UFRPE Oficial) e no grupo de emails (solicite à secretaria de coordenação que realize o seu cadastro).

Páginas