Projeto selecionado em competição da Intel

Os alunos da LC Humberto Oliveira, Josué Junior e Iann Menezes, junto com o professor João Marcelo Teixeira, formam a Equipe UFRPE Makers, que teve seu projeto Monitoramento Postural aprovado na primeira etapa da Intel® Embedded Systems Competition 2016, que ocorrerá no VI Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering - SBESC 2016, em novembro em João Pessoa. Trata-se de uma competição para alunos de graduação e pós-graduação, que provê a oportunidade de desenvolver sistemas inovadores e inteligentes usando a placa Galileo Gen 2 da Intel.

O projeto consiste no desenvolvimento de uma solução vestível para monitoramento postural humano. Através do mesmo será possível observar a postura em tempo real, assim como definir situações de alerta caso a postura não seja adequada em determinado momento. O protótipo será constituído de uma placa Intel Galileo Gen 2, um sensor flexível e um acelerômetro. O sensor flexível será responsável por capturar as medições referentes à coluna, e poderá ser afixado em uma das três partes da mesma. Dessa forma, será possível avaliar a postura da região lombar, torácica e cervical da coluna.

Os professores André Câmara e Filipe Cordeiro também tiveram projetos de seus alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação aprovados.