Pernambucoders é lançado oficialmente

A Secretaria de Educação do Estado (SEE), em parceria com Porto Digital, CESAR, UFRPE e Softex, lançou, na manhã desta quinta-feira (27), durante evento na incubadora Jump Brasil, o Pernambucoders. O projeto, que visa incentivar e estimular o interesse dos estudantes por programação e computação, através da instalação de clubes de programação nas escolas, irá contemplar neste primeiro momento nove unidades de ensino da rede estadual com a participação de cerca de 540 alunos.

Neste primeiro momento, nove escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR) serão beneficiadas pela iniciativa, por dois anos. O programa segue os preceitos do Code Club, rede mundial de atividades extra-curriculares que tem o objetivo de ensinar programação de computadores às crianças. 

Estiveram presentes no evento de lançamento do Pernambucoders o governador Paulo Câmara; o secretário de Educação Fred Amâncio; o presidente do conselho do Porto Digital, Silvio Meira; o diretor presidente do CESAR,  Geber Ramalho; o diretor presidente do Porto Digital, Francisco Saboya; a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação,  Lúcia Melo; e a professora do curso de Licenciatura em Computação da UFRPE, Taciana Pontual Falcão; além de monitores, tutores, professores da rede pública estadual e estudantes participantes do projeto.

Graças à parceria com a UFRPE por meio da coordenação da Licenciatura em Computação, os 18 monitores selecionados para a primeira etapa do projeto são todos estudantes dos cursos de Licenciatura em Computação, e Bacharelado em Computação e em Sistemas de Informação da UFRPE. Na foto, Pedro de Souza, o monitor aluno da Licenciatura em Computação da UFRPE, com dois estudantes participantes do projeto.

Mais detalhes sobre o projeto podem ser lidos nas reportagens da mídia: