Melhor artigo do CTRL+E 2017 foi da UFRPE!

O artigo apresentado pelo prof. César França no CTRL+E 2017 recebeu o prêmio de Melhor Artigo Completo da conferência.

Sob o título "Um Guia para Ideação de Jogos Educacionais com Potencial Motivacional para Engenharia de Software", o artigo foi produzido em parceria com a pesquisadora Márcia Valéria, ex-aluna do Mestrado Profissional em Engenharia de Software do CESAR, e relata o trabalho realizado durante o mestrado da aluna.

Resumo:

Jogos educacionais são uma das alternativas e tem sido amplamente
comentada na literatura como ferramenta educacional de apoio. Porém, a
falta de elementos motivacionais em jogos educacionais pode comprometer a
sua eficácia. Nesta pesquisa foi desenvolvido um guia de ideação de jogos
educacionais para engenharia de software para assegurar que elementos
motivacionais sejam incluídos durante a fase de concepção. O guia passou
por um processo de refinamento composto por dois grupos focais, com a
participação de profissionais das áreas educacionais e de game design. Como
resultados, os participantes consideraram a ferramenta satisfatória para ser
utilizada na fase de concepção de um jogo educacional para engenharia de
software.