DEMULTS - jogos digitais no ensino médio

O Projeto DEMULTS - Desenvolvimento de Multimídias Sustentáveis tem a proposta de criar, em escolas do ensino médio, comunidades de prática em que especialistas e novatos trabalham na criação, implementação e design de jogos digitais educacionais. Assim, alunos do ensino médio trabalham junto com estudantes de graduação das áreas de Computação e Design (para desenvolvimento do jogo), e de outras áreas que variam a cada ciclo, a depender do tema do jogo (para a geração do conteúdo curricular). Atualmente, o projeto, que acontece na Escola de Referência Professor Cândido Duarte, está encerrando um ciclo de desenvolvimento de jogos nas áreas de Linguagem e Matemática, e conta com a participação do estudante da LC Renato Oliveira como bolsista de iniciação científica, sob coordenação da professora da área de psicologia Flávia Peres (DEd), e com colaboração dos professores Dyego Morais (DEd) e Taciana Pontual Falcão (DEINFO), todos docentes da LC. Além deles, estão envolvidos neste ciclo estudantes de Biologia (Glaucileide Oliveira), Matemática (Wagner Brayner) e Letras (Ricardo Alves) da UFRPE; além da voluntária na área de Design, Paloma Gomes.

A filosofia do DEMULTS é baseada em dar autonomia aos estudantes para que eles liderem o desenvolvimento dos jogos e, ao fazê-lo, aprendam os conteúdos curriculares envolvidos de forma lúdica e prazerosa, além de aprenderem design e programação. Para isto, são usadas as metodologias de design participativo e programação pelo usuário final, utilizando as ferramentas Inkscape e Stencyl. O DEMULTS já desenvolveu jogos na área de Biologia, História, Química, Matemática e Linguagem.