Artigo aceito no SBMF

O artigo "An approach for verifying educational robots" foi aceito para apresentação e publicação nos anais do SBMF - XIX Brazilian Symposium on Formal Methods, que ocorrerá em Natal-RN, de 22 a 25 de novembro. O artigo discute abordagens automáticas para verificação de robôs, em um contexto voltado para a robótica educacional. O trabalho foi realizado pela equipe do projeto de pesquisa "Uma abordagem automática para vericação de robôs em ambientes de simulação para ensino de robótica", coordenado pelo professor Sidney Nogueira, do DEINFO, tendo como colaboradores a professora Taciana Pontual (DEINFO), o professor Alexandre Mota (CIn-UFPE), o egresso da LC Itamar Moraes, e os alunos do BCC Iverson Pereira e Emanuel Silva.

Este projeto busca desenvolver e avaliar potencial didático-pedagógico de ferramentas de ensino para robótica apoiadas em teorias e ferramentas de verificação de modelos. Em complemento, investiga como o ensino de robótica apoiado por ambientes de simulação é beneficiado com a adoção destas ferramentas. Entre as contribuições esperadas estão uma abordagem automática de verificação de robôs baseada em modelos, a implementação de ferramentas para ensino que automatizam a abordagem (ex: sistema de julgamento online para robôs virtuais), e a avaliação da eficácia no uso destas ferramentas através de experimentos de ensino com alunos de cursos superiores de computação.